Sejam bem-vindos ao Vozes da Natureza!

Vou compartilhar parte do caminho terapêutico que realizo baseado nas Leis Naturais, na visão desenvolvida por Ramy Arany e Ramy Shanaytá, no Instituto KVT. Especialmente, o trabalho construído no curso de Fitoterapia Indígena Tubakwaassu, no qual sou aluna de Ramy Shanaytá. E, também falar sobre a reunião na prática terapêutica e psicoterapêutica dos conhecimentos científicos da Psicologia e da sabedoria desenvolvida nestes anos de trabalho junto a Ramy Arany e a Ramy Shanaytá, fortalecidos por toda a pesquisa e prática no Canto Natural, do qual eu, Arayessy (Cinthia Almeida), sou professora no direcionamento direto de Ramy Arany, há cinco anos.

Que este espaço seja um canal de comunicação e abertura para novas idéias e possibilidades de construção da nossa existência.

"Na natureza, tudo começa na origem que é o começo, por isto, a origem sempre determina as referências para a construção da nossa consciência." (Ramy Arany -livro Visão Gestadora- a visão em teia , ed. KVT)

"A consciência do funcionamento destas leis (as leis naturais) nos desenvolve para vivermos a plenitude de nosso ser, melhorando as nossas escolhas e despertando a capacidade de responder positivamente nas diferentes situações da vida." (Ramy Shanaytá - livro A Natureza Ensina, ed. KVT)


domingo, 14 de fevereiro de 2010

Terapia, Psicoterapia e Terapêutica Tubakwaassu

Por Arayessy (Cinthia Almeida) - Instituto KVT

A prática terapêutica é antiga e concilia a ligação do homem com a natureza.Terapia também é conhecida como o exercício da Terapêutica que, pelo dicionário do Aurélio, significa “a parte da medicina que estuda e põe em prática os meios adequados para aliviar ou curar os doentes”. No Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa é: “1 Parte da Medicina que se ocupa da escolha e administração dos meios de curar doenças, e da natureza dos remédios. 2 Tratamento das doenças.Sinôn.: terapia.”

Já, a palavra psicoterapia tem sua definição descrita no Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa como: “(psychotherapia), s.f. (Med.)Terapêutica por meios psicológicos.”
A psicoterapia é baseada nos conhecimentos da ciência Psicologia. A palavra psicologia é de origem grega, em que psyque se traduz mais próximo para o português como alma, e logos como estudo, razão. Logo, psicologia seria o “estudo da alma”. Mas, a alma é muitas vezes identificada como mente e/ou espírito.
Em suas raízes filosóficas, a psicologia sempre envolveu a dialética corpo-alma. Tendo nascido como Ciência no final do século XIX, passou a ser sustentada como o estudo do comportamento e dos processos mentais. E, atualmente, também com a colaboração da Psicanálise, é cada vez mais envolvida com o estudo e a terapêutica do ser por inteiro, tanto no que se refere ao seu organismo (corpo), como aos processos psíquicos, que envolvem: mente, emoção, pensamento, percepção, afetos, motivações e espiritualidade.
Existem muitas linhas de pensamento dentro da Psicologia, que deram origem as chamadas abordagens psicoterapêuticas, muitas delas identificadas pelo nome de seus pensadores e desenvolvedores, como: Psicologia Junguiana (Carl G. Jung -Psicologia Analítica), Psicologia Reichiana (Wilhelm Reich – Psicologia Corporal), Psicologia Humanista (Carl Rogers e Abraham Maslow). E, outras teorias que norteiam a prática psicoterapêutica, como: Teoria da Gestalt (Wertheimer, Köhler e Koffka), Teoria do Campo (Kurt Lewin) etc. E, muito forte, a influência da Psicanálise, desenvolvida inicialmente por Sigmund Freud, como base também da psicoterapia. Somente dentro da Psicanálise, muitas outras linhas de pensamento foram desenvolvidas por outros pensadores, como: Melanie Klein, Lacan e Winnicott, por exemplo.

Como Ciência, a Psicologia se ramifica em várias áreas de estudo e atuação: Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento, Social, Educacional, Organizacional, Comunitária, Hospitalar, Clínica e Preventiva, Neuropsicologia, Psicologia dos Esportes, Jurídica, Psicopedagogia, Psicologia do Trabalho, etc.
A Terapêutica Tubakwaassu tem como origem a sabedoria da milenar Tradição Tubakwaassu, que reconhece as leis naturais como a origem-mãe que rege e manifesta a vida em todas as dimensões e formas. E Ramy Arany e Ramy Shanaytá são quem desenvolvem e ensinam esta sabedoria no Instituto KVT.
A sabedoria desta Tradição ancestral não se contrapõe a nenhuma filosofia, ciência, arte ou terapia, pois reconhece em tudo que existe o entrecruzamento com as leis naturais.
Sendo as leis naturais a origem, toda a terapêutica se dá na observação a estas leis, conduzindo o ser para a re-sintonia à Consciência Natural. Seja no tratamento de uma condição física, mental, energética, emocional ou espiritual. A sabedoria Tubakwaassu reconhece que tudo se manifesta em teia, em elo. E, como numa teia, tudo é conectado a uma origem, como extensão desta origem. Portanto, o caminho terapêutico não se destina a tratar sintomas e sim as causas ou a origem das situações, levando a um olhar mais profundo acerca de si mesmo e da condição em que o ser se encontra.

Ramy Shanaytá escreve no livro A Natureza Ensina – Ed. KVT: “O estado em que nos encontramos nem sempre revela o que realmente somos” (p.19). O que nos leva a refletir sobre o entendimento de saúde e doença. Estar bem ou mal de saúde é algo passageiro, não reflete o ser que somos, pois o ser é. O ser nos remete, como ensina Ramy Arany no livro Visão Gestadora – a visão em teia , Ed. KVT,a uma idéia de continuidade, de eterno, de essencial. E é com esta força essencial, extensão da natureza em tudo no todo, que a terapêutica Tubakwaassu trabalha no caminho da construção da cura, através da compreensão das crenças e valores invertidos em relação à Consciência Natural, às leis naturais, para a transformação e a construção da Consciência do ser em harmonia aos movimentos naturais e as mudanças comportamentais, que refletem esta construção.
Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário