Sejam bem-vindos ao Vozes da Natureza!

Vou compartilhar parte do caminho terapêutico que realizo baseado nas Leis Naturais, na visão desenvolvida por Ramy Arany e Ramy Shanaytá, no Instituto KVT. Especialmente, o trabalho construído no curso de Fitoterapia Indígena Tubakwaassu, no qual sou aluna de Ramy Shanaytá. E, também falar sobre a reunião na prática terapêutica e psicoterapêutica dos conhecimentos científicos da Psicologia e da sabedoria desenvolvida nestes anos de trabalho junto a Ramy Arany e a Ramy Shanaytá, fortalecidos por toda a pesquisa e prática no Canto Natural, do qual eu, Arayessy (Cinthia Almeida), sou professora no direcionamento direto de Ramy Arany, há cinco anos.

Que este espaço seja um canal de comunicação e abertura para novas idéias e possibilidades de construção da nossa existência.

"Na natureza, tudo começa na origem que é o começo, por isto, a origem sempre determina as referências para a construção da nossa consciência." (Ramy Arany -livro Visão Gestadora- a visão em teia , ed. KVT)

"A consciência do funcionamento destas leis (as leis naturais) nos desenvolve para vivermos a plenitude de nosso ser, melhorando as nossas escolhas e despertando a capacidade de responder positivamente nas diferentes situações da vida." (Ramy Shanaytá - livro A Natureza Ensina, ed. KVT)


segunda-feira, 29 de março de 2010

Quando nossa voz é ouvida?

Por Arayessy (Cinthia Almeida) - Instituto KVT


É comum a expressão "Eu quero ter voz ativa!" como na música "Roda Viva", do Chico Buarque de Holanda ou "Eu quero que minha voz seja ouvida!".Falar e ouvir são em íntima e profunda inter-relação e constróem a comunicação. Mas, quem primeiro ouve ou deveria ouvir a voz de quem fala é quem está falando. Então, quando sentimos que não estamos sendo ouvidos, necessitamos nos voltar para nós mesmos para perceber o quanto, na verdade, somos ouvindo.
Um foco essencial na terapia é a construção da comunicação verdadeira entre paciente e terapeuta a partir do falar e do ouvir, sendo que grande parte, senão a maior, é falada por canais outros que não somente a voz. Pois, o todo em nosso ser comunica: postura corporal, energia, expressão facial, problemas físicos de saúde, respiração etc. São vozes da natureza em nós falando. 
A postura do terapeuta que realmente ouve e fala, de dentro para fora, com ele mesmo e com o paciente é precipitadora e condutora para que o próprio paciente possa construir a própria comunicação: ouvir-se, falar, ouvir o outro, sentir para ser harmônico em sua comunicação interna e com o todo da vida.

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário